Este é mais um daqueles projectos relâmpagos para ficar pronto em 1 semana, ou seja, no próximo fim de semana tenho de aplicar isto.

Problema:

Já não é a primeira vez que o portão da garagem fica aberto por distracção. Este portão automático tem apenas a função de abrir e fechar, ordenada sempre pelo comando remoto.
Numa saída mais repentina de casa, aliada a um simples esquecimento, faz com que o portão fique aberto todo o dia deixando a garagem à mercê de quem quiser...

Solução:

A solução será algo bastante simples.
1º - aguardar que o portão se abra;
2º - assim que o portão abrir, ligar um feixe de laser, que deverá embater numa LDR;
3º - contar o tempo que já passou sem que o feixe fosse interrompido;
4º - passado 1min sem interromper o feixe, o circuito accionará o botão de um comando remoto para fechar o portão;
5º - aguardar que o portão feche;
6º voltar ao 1º passo;

Explicação de cada passo:

Um interruptor magnético ficará preso na parede e um iman no portão. O interruptor, NA (normalmente aberto), impedirá que o circuito seja alimentado. Assim: circuito desligado = portão fechado.

Um laser dos chineses, tal como já AQUI mostrei, irá ser colocado do interior da garagem e fará incidir a luz numa LDR, do outro lado do portão.
Sempre que a luz estiver contra a LDR, esta terá uma resistência baixa, caso contrário terá uma resistência muito elevada.

Iniciar o timer de um pequeno MCU, fazendo o reset ao mesmo sempre que o feixe for interrompido.


Se no final de 1min, o feixe não foi mais interrompido, quer dizer que o carro já saiu. É gerado então um pulso na direcção de um transistor. O transistor actuará como "chave" e fará a vez do "dedo humano", ao pressionar o botão do comando.

Após tudo isto, o circuito iniciará uma nova contagem de apenas 30 segundos. Se nestes 30 segundos, a alimentação não for cortada (pelo interruptor magnético) repetir-se-à o passo 4.

Fim das tarefas, com o circuito tudo em OFF. 


2 Responses so far.

  1. você pode me vender esta solução pronta ? Grato Ricardo Jardin email: cacoricardojardin@gmail.com

  2. Olá....

    Seria um pouco complicado fazer uma solução capaz de se aplicar aqui, umas vez que carece sempre a abertura de um comando e soldar alguns fios...

Enviar um comentário