Este é um problema que de um modo geral afecta todas as "boxes",  seja de satélite ou de tv por cabo.
O consumo destes equipamentos quando estão ligados e quando estão em stand-by é praticamente idêntico.
No caso na box em análise (receptor de satélite), como se pode ver nas fotos, o consumo é de 9.2W em stand-by e 9.5W quando ligada.
Neste caso (nas outras boxes os CI's devem ser bastante semelhantes) o CI controlador  da placa de alimentaçãoé o CM3842.
Este é o CI responsável por controlar o MOSFET que faz o switch do transformador (usando PWM) e então induzir tensão no secundário.
Após ver o datasheet do CM3842 e sabendo que o mesmo permite algumas técnicas de shutdown, medi (embora já soubesse o resultado) as tensões em todos os pinos nas duas situações: com a box ligada e com a box em stand-by.
Os resultados estão em baixo e rápido se vê que não há diferenças, ou seja, a fonte está sempre a alimentar o circuito a jusante.
Agora surge uma pergunta: qual será o consumo de corrente da board principal?
Só há uma maneira de saber... medindo a corrente que regressa pelo fio do GND em direcção ao bloco de alimentação a fim de fechar o circuito.
Nesta box há 2 GND, para isolar o circuito analógico e o circuito digital.
Após medir os dois GND, chego à conclusão de que os valores são muito baixos... na última foto pode-se ver 8.1uA (como pode ser?).
É então que concluo que possivelmente o GND está a ser feito pela chapa (da caixa), mas assim a ideia de ter 2 GND deixaria de ter qualquer razão de ser... que raio de coisa!?!?
Um teste de continuidade vem tirar as poucas dúvidas que já tinha e verifica-se que não há diferença entre o AGND e o DGND e ainda que ambos fecham o circuito pela caixa... uma gaiola de Faraday.
Assim a forma de resolver a questão é desaparafusar a board da alimentação da caixa, para que complete o circuito pelos fios cortados por mim e não pela chapa...
Bastou colocar uma folha de papel a cobrir a parte de baixo da board.
Claro que fica óbvio que tenho de medir a corrente  em apenas um dos fios e deixar o outro aberto, pois se medir num dos fios e o outro estiver ligado, devido à resistência interna do multímetro não vou conseguir medir absolutamente nada de jeito.
Agora já tenho medições mais credíveis...
Cerca de 0.67A quer ligado ou desligado (tendo em conta que o número de LED's ligados era o mesmo).

Conclusão, a box nunca desliga. Pequenas diferenças de corrente traduzem-se apenas em LED's que piscam, ou no display que fica a mostrar as horas, etc...
Houve ainda tempo para uma pequena experiência, que foi desligar o mostrador. A poupança foi de cerca de 1W (esperável).
Após tudo isto, fico com a certeza de que estes aparelhos não são projectados com vista à poupança. Eles permanecem sempre ligados porque deve ser este o intuito do fabricante ou de quem os manda fabricar.
Havia tantas formas de cortar no consumo, mas não é feito.
A minha opinião vai para a comodidade. A comodidade paga-se... e bem!
Cada vez que a box é desligada na totalidade, actualizações e afins não devem estar a ser feitas e por isso quando a mesma é ligada novamente, passado algum tempo, demora mais tempo. Se a box estiver sempre ligada, quando se clica no botão ON, apenas a estamos a "acordar" e puff está a funcionar novamente.

[EDIT]: Enquanto arrumava tudo, lembrei-me de verificar uma coisa. Existe um relé (foto em baixo) junto ao circuito de entrada do LNB e achei curioso ele abrir e fechar enquanto eu faço o ON/stand-by da box...
 ON                                               STAND-BY
Enquanto a box está em ON, tenho cerca de 13.5V a alimentar o LNB e quando está em stand-by, este relé corta e o LNB deixa de ser alimentado.
Mas... isto vai contra a minha possível explicação anterior. Se o LNB não é alimentado a box não recebe qualquer tipo de actualização!
Então?!?!
A box gasta 9.2W e a única coisa de jeito que faz é ter um relógio a funcionar?!?! Que idiotice é esta?
Que absurdo!

No entanto para as boxes de tv por cabo, a minha justificação deve continuar a valer...



4 Responses so far.

  1. Sabes que é preciso dar dinheiro à EDP....há sempre amigos para sustentar, por isso nada melhor do que fazer gastar onde as pessoas não sabem, ou não podem poupar...

  2. Não consigo entender...

    A box foi projectada para não ser económica!

    Simples exemplo:
    12h em stand-by equivale a 110.4W gastos por dia.
    No final de um ano (partindo do principio que a box não está a ser usada 12h por dia) são 41.07KW. Ou seja 5.73€ s/iva, 7.05€ c/iva, por ano!

    O suficiente para manter uma lâmpada LED 3W (http://blogoengenhocas.blogspot.pt/2012/10/lampada-led-3w-made-in-loja-do-chines.html) ligada 24h por dia durante mais de 18 meses!

  3. Por isso mesmo é que eu digo que devem haver parcerias para que ela tenha sido projectada desta forma.....

  4. Um dos melhore artigos que já li sobre este problema. Sem blás blás e preto no branco.

    73

Enviar um comentário