Estes hack já o dei como perdido e como reactivado novamente.
Quando vi no titulo do datasheet:

Pensei então (não de forma errada, pois ele também funciona assim), que o CI gerasse uma frequência fixa e de acordo com o transformador usado, assim variava a tensão de saída Vo.
Não liguei mais para o datasheet, mas ficou-me o bichinho a roer... Porquê? Eu vi quando desmontei o transformador , além do SG6849, havia também um opto-acoplador. Mas porquê ter um opto-acoplador se não para fazer o feedback?
Hoje tive um pouquinho de tempo para voltar a ver com calma o datasheet e ainda há esperança para o que eu queria fazer (subir a tensão para 5V).
Na página 13 do datasheet surge um esquema que tem feedback do secundário do transformador.
Não me devo enganar muito quando penso que o circuito presente no transformador será muito semelhante a esse.
Quando voltar a casa tenho de verificar melhor o circuito do e tentar encontrar as resistências dentro do rectângulo a vermelho. Ao manipular uma delas, devo conseguir variar Vo, só preciso entender melhor de que forma o poderei fazer.
U3 é um TL431 (ver AQUI datasheet), uma referencia de tensão ajustável, cujo ajuste se faz por aquelas 2 resistências...
Vamos aguardar por novos desenvolvimentos, mas agora já estou a ver a minha ideia de subir a tensão daqueles transformadores, mais próxima de se realizar :).

2 Responses so far.

  1. Tá fixe, parece que estou a ver um episódio do Sherlock Holmes. Tens jeito para isto David!

  2. Olá Nuno.

    Eu acho que deve resultar... vamos ver como corre.
    Este fim de semana não fui a casa outra vez e por isso só haverá parte 3 deste seguimento lá para sexta ou sábado próximo.

    Mais à frente hei-de escrever um artigo acerca da minha procura dos últimos dias/semanas. Ando a correr as casas de antiguidades para ver se encontro um rádio (dos primeiros transistorizados) que seja praticamente a custo zero e que esteja um pouco danificado. Quero iniciar um restauro de vários meses... mas não está fácil, uma vez que só encontro praticamente rádios a válvulas, coisas que não me interessa.

    Enfim, mas logo escreverei novidades :D.



    Obrigado,

    Abraço

Enviar um comentário