No passado dia 19 dei mais um passo num hobby já com alguns anos e que por falta de tempo ainda não tinha conseguido concretizar.
Para quem não sabe, eu sou radioamador desde 2011. Em Portugal a legislação dita que se faça exame para categoria 3, onde a estação de amador (CR7) apenas deve ser usada para radio-escuta e permanecer nessa categoria por 2 anos (até um máximo de 5 anos, após isso o CAN caduca). Após esse período, o amador por ir novamente à ANACOM realizar exame para a categoria 2 e quando aprovado poderá então usar a sua estação de rádio (CS7) para transmitir em quase todas as bandas de amador destinadas para o efeito. Um ano após estar em categoria 2, o amador pode ir novamente realizar exame para categoria 1 (CT7).
A comunidade está a decrescer muito e isso deve-se bastante à legislação actual e ao custo dos exames, pois cada exame custa 50€. Se a este valor juntar-mos a perda do dia de trabalho, os custos de viagem, os custos de alimentação, etc... ainda custa bastante.
Bem, mas lamentos à parte, 4 anos depois de ter realizado exame para categoria 3, lá fui em direcção à ANACOM, junto com a minha namorada (actual CR7AML) e com o amigo Luís Garcia (actual CT7AEL), realizar exame e obter aprovação para subida deixando de ser CR7AEK e passando a CS7AEK.

PS: infelizmente em todo o distrito de Castelo Branco sou, actualmente, o único CS7 e desde 2009 (ano em que entrou em vigor a actual legislação) apenas 6 pessoas (do distrito) realizaram exame para radio amador, sendo que 3 delas são CR7...

Link's que vale a pena ver:




73 51
CS7AEK

1 Response so far.

  1. Que boa lei esta, perdem-se os jovens, perdem-se quem sabe, pessoas que iriam descobrir coisas novas, uma vez que o radioamadorismo tambem tem vertente cientifica, Pais de atrasadinhos mentais, este Portugal

Enviar um comentário